quarta-feira, 5 de maio de 2010

As Novas Tecnologias na Escola
A escola há muito tempo vem se preparando para receber as novas tecnologias no contexto educacional. Hoje as escolas estão equipadas com salas adequadas e equipadas para DVDs, computadores e todos os aparatos tecnológicos atuais. Os professores, mesmo alguns resistindo, se preparam com cursos de capacitação em tecnologias, inclusive os alunos.
A expectativa de cada um é adquirir mais informação, mais conhecimento. Na realidade, as informações que os alunos recebem são muitas, algumas sem fundamentação para que eles tenham um conhecimento que de fato os ajude na preparação para a vida, para o trabalho, na profissão que irão escolher. A nossa tarefa como educadores é selecionar as informações significativas. Como diz no vídeo, Ladislau Dowbor: “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”.
O Auxílio das Tecnologias na Prática do Professor
No contexto escolar deixa-se claro a existência da tecnologia moderna como ferramenta para auxiliar o professor na sua prática. O turbilhão de informações novas que chegam, deixa alguns estáticos, por resistência ao novo e outros eufóricos devido a sua ânsia de aprender a ensinar com o auxílio das novas tecnologias. Repensar a sua prática é o primeiro passo, para o educador que quer inovar. Necessariamente essa inovação diz respeito ao ato de ensinar com o auxílio das novas tecnologias. Não basta o aluno adquirir meramente as informações e sim transformar as informações adquiridas para construir o conhecimento, deixando ele escolher o que quer aprender, o que ele quer criar.

terça-feira, 4 de maio de 2010


Meu nome é Lucinea Rodrigues, sou professora, pedagoga e trabalho na Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti. Estamos reunidos no Labin do Colégio Darcy Marinho para mais um encontro presencial no dia 04.05.2010.