terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias


Não há um conceito exato para Currículo, mas nele estão incluídas todas as atividades que permitem que o aluno aprenda. Incluem também as atividades planejadas para atingir os objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para o aluno aprender.
O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens relevantes.
Percebemos que as tecnologias fazem parte do currículo escolar, são utilizadas como recurso para melhorar a prática na sala de aula e conseqüentemente aprimorar os conhecimentos dos alunos, mas não aparece de forma explícita no Currículo oficial, detalhando o seu real valor para o planejamento. Porém, ao planejarmos as nossas aulas diárias já inserimos os recursos tecnológicos visto que as contribuições das tecnologias são relevantes para um ensino aprendizagem de qualidade.
O Currículo escolar se torna mais efetivado com a realização de projetos, visto que todo projeto escolar surge de uma problemática e para tentar amenizar ou solucionar, faz-se necessário a elaboração de objetivos, metas e ações consistentes e possíveis de serem realizadas. Assim, o currículo contribui para a aprendizagem plena dos alunos.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PROJETO SOLETRANDO

Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti
Tocantinópolis: 30/10/2009/2010
Professor (a): Rubenita Costa de Araújo
Coordenadora: Eromilda Lopes de Carvalho Sales
Disciplina: Língua Portuguesa
Séries: 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

SOLETRANDO
ENTRE NESSA RODA
1. JUSTIFICATIVA
2. OBJETIVOS
3. PÚBLICO ALVO
4. METODOLOGIA
5. RECURSOS
6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
7. AVALIAÇÃO
DEFINIÇÃO – NATUREZA DO PROJETO
Trata-se de uma proposta de atividade a ser desenvolvida na área de estudo de língua portuguesa, na Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti, nas séries/ 6º e 7º ano do ensino fundamental.
JUSTIFICATIVA
O projeto foi elaborado para atender fundamentalmente as deficiências por parte dos alunos com relação a escrita e acentuação dos vocábulos, pois a fase de revisão e reescritura de palavras é decisiva para atingir a produção de um excelente texto. Pois entendemos por reescritura o processo de leitura crítica da palavra. Certamente a efetivação desse projeto irá contribuir de forma positiva para melhor aprendizagem dos alunos do 6º e 7º ano. É uma atividade que desperta a criatividade e a participação ativa dos alunos.
Objetivos gerais: Estimular e incentivar o aluno do 6º e 7º ano na pesquisa pela escrita correta das palavras que nada mais é que um desafio que se deve abraçar com o intuito de ajudar a assimilar e praticar consultando o dicionário e livros que podem ser criativos e prazerosos.
Objetivos Específicos
Identificar os erros ortográficos na escrita;
Treinar e fixar a ortografia de algumas palavras;
Favorecer entre os educando o desejo pela leitura e a escrita correta;
Ampliar os conhecimentos, como grafar e acentuar as palavras.
PÚBLICO ALVO
Alunos e alunas do 6º ao 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Pe. Giuliano Moretti.
METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido em conjunto com a participação ativa do corpo docente e discente da Unidade Escolar.
Aulas expositivas e explicativas, procurando diversificar tanto o ambiente de trabalho como as atividades realizadas na sala de aula.
Procura de palavras n o dicionário.
Pesquisa de palavras na internet.
Momento no pátio com os alunos soletrando as palavras acompanhadas pela professora e jurados.
RECURSOS
Humanos: Alunos e professores;
Material: data show, Computador. CDs, pen.drive, cartolina, tesoura, caixa amplificada, pincel atômico, cola, EVA, vídeos, dicionários, livros etc.
CRONOGRAMA
Data:
26/10/2009/2010
27/10/2009/2010
28/10/2009/2010
29/10/2009/2010
30/10/2009/2010
AVALIAÇÃO
Será realizada de acordo com o desenvolvimento e envolvimento nas atividades;
Participação do aluno;
Comportamento;
Leitura correta das palavras.
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO
BUARQUE, Aurélio de Holanda Ferreira. O minidicionário da Língua portuguesa, Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 4ª Ed. 2001.
Curso Básico de Redação – Hermínio Sargentim-volume1.
Revista Língua Portuguesa;
Internet.
ETAPAS DO SOLETRANDO
1ª. Etapa: Explicação do assunto, “ortografia”, grafia com: s, SS, z, SC, RR, c, ç, j e g.
2ª. Etapa: Procurando palavras;
3ª Etapa: Vídeos sobre a nova ortografia; a
4ª. Etapa: Praticando a pronuncia e a escrita das palavras para apresenta na fase final do soletrando;
5ª. Etapa: Ação do soletrando.

OBSERVAÇÃO: Este projeto foi elaborado no ano de 2009 e desenvolvido a mesma professora deu seqüência no ano de 2010.

Socializando Experiências com Projeto

O projeto “Soletrando” foi elaborado para atender fundamentalmente as deficiências por parte dos alunos com relação a escrita e acentuação dos vocábulos, pois a fase de revisão e reescritura de palavras é decisiva para atingir a produção de um excelente texto; estimular e incentivar o aluno do 6º e 7º ano na pesquisa pela escrita correta das palavras que nada mais é que um desafio que se deve abraçar com o intuito de ajudar a assimilar e praticar consultando o dicionário e livros que podem ser criativos e prazerosos.
No decorrer do desenvolvimento do projeto os alunos treinarão a ortografia, ampliando os seus conhecimentos como grafar e acentuar palavras.
O referido projeto será desenvolvido em conjunto com a participação ativa do corpo docente e discente da Unidade Escolar através de aulas expositivas e explicativas, procurando diversificar tanto o ambiente de trabalho como as atividades realizadas na sala de aula através da procura de palavras no dicionário, pesquisa de palavras na internet e momento no pátio com os alunos soletrando as palavras acompanhadas pela professora e jurados, utilizando o programa do Luciano Ruck “Soletrando” gravados em Cd e repassados com o data show.
O projeto já foi desenvolvido na escola e os professores continuarão a desenvolvê-lo, pois despertou e chamou a atenção dos alunos contribuindo assim para a ampliação do conhecimento dos mesmos.