terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conceituando Currículo e sua Integração com as Tecnologias


Não há um conceito exato para Currículo, mas nele estão incluídas todas as atividades que permitem que o aluno aprenda. Incluem também as atividades planejadas para atingir os objetivos educativos e acontecimentos inesperados que se revelam boas oportunidades para o aluno aprender.
O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens relevantes.
Percebemos que as tecnologias fazem parte do currículo escolar, são utilizadas como recurso para melhorar a prática na sala de aula e conseqüentemente aprimorar os conhecimentos dos alunos, mas não aparece de forma explícita no Currículo oficial, detalhando o seu real valor para o planejamento. Porém, ao planejarmos as nossas aulas diárias já inserimos os recursos tecnológicos visto que as contribuições das tecnologias são relevantes para um ensino aprendizagem de qualidade.
O Currículo escolar se torna mais efetivado com a realização de projetos, visto que todo projeto escolar surge de uma problemática e para tentar amenizar ou solucionar, faz-se necessário a elaboração de objetivos, metas e ações consistentes e possíveis de serem realizadas. Assim, o currículo contribui para a aprendizagem plena dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário